sábado, 8 de maio de 2010

A cultura....

Estou adorando a cidade... Transito tranquilo (o engarrafamento tem horário e local: a ponte das 8:00 às 10:00 e das 17:00 às 20:00 mais ou menos), paisagem linda, mar...

O meu grande conflito é que: eu não entendo o que os catarinas falam pelo telefone.

Eu me esforço, juro. Repito: 'han? que? pode repetir, por favor? desculpe, não entendi'...

Isso já me causou alguns problemas...

Queria comprar uma passagem de ida a porto alegre, mas não entendi bem os horários dos onibus. Então apliquei minha tática de sobrevivência em SC, falei pausadamente:

- Então meu ônibus é às V-I-N-T-E E T-R-I-N-T-A, é isso?
- %¨*&¨$##$%¨&* (não entedi a resposta, mas a entonação sem dúvida era de afirmação.

depois ele me deu as recomendações finais:

- Anota &¨%$%%%*$# protocolo e %¨&*$ no guichê &*¨%$#*&¨& de identificação. *&¨%$#%¨&* trinta minutos antes.

Ás 19 liguei pro táxi (lá são pouquissimos taxistas, então as pessoas costumam pegar cartão deles e ligar direto), e pedi para ele me pegar às 19:40 para eu chegar na rodoviária trinta minutos antes, conforme recomendação.

Fiquei com um pé atrás, pois no final de semana anterior eu havia chamado um taxista para levar meu tio e ele não veio e não avisou. Liguei então para o tele-taxi e chamei outro com urgência. Na rua demos a sorte de encontrar um vizinho chegando com um taxi, e como meu tio estava atrasado (em função do bolo do primeiro taxista), abordamos esse e ele se foi.

Liguei pro tele-taxi para cancelar, e ele:

- (entonação furiosa) *&¨¨%%$¨&*%¨&**(( assim não liga para cá $#%&**(¨%$ tenho que pagar o $%¨&**(&*¨$%#$#....

ok.... mas voltando....

O meu taxista também não veio.... Bolo número 2. Ok... Não tenho opção, vou ter que ligar para o tele-taxi, tomara que ele não lembre que eu desliguei na cara dele enaquanto ele me xingava de coisas que eu não entendia.

- Boa noite, um taxi no edificio tal, rua tal.
- Qual é teu nome?
- Ana (vantagens de ter nome composto)
- Teu telefone?
- 555555 (numero do celular da minha mãe)
- Apartamento?
- Não precisa, senhor, estou esperando aqui na frente!!!!

(se ele me reconhecesse eu estaria a beira do BOLO NUMERO 3)

UFA! Taxi chegou! Vamos logo, senhor, estou atrasada!!!!

Chego na rodoviária com o número do protocolo...

Guichê:
- Qual é o horário do onibus?
- 20:30
- Srta, não tem onibus nesse horário.
- Então que horário é?
- Tu não sabe?
- Me falaram 20:30
- Preciso saber o horário, se não vou ter que te procurar nos outros.
(nossa, que difícil procurar, né???? imaginem ela na minha empresa, ia ficar maluca!)
- Mas eu tenho o número do protocolo, tu não consegue ver pelo n° do protocolo?
- Não.

(orei, respirei fundo e pedi)

- Ok, podes procurar então, por favor?

(ela pediu pro colega dela, que devia ser gaúcho... uns minutinhos e ela diz RINDO)

- Teu onibus é às 23:30

(eu respondo roxa de raiva e com uma cara que fez ela parar de rir imediatamente):

- Ok, então agora tu pode me dar as passagens?

E lá me fui sentar num banquinho de rodoviária por 3 horas até chegar meu onibus onde eu fiquei mais 6 horas e meia sentada até o tão esperado momento de passar pelo guaíba e dizer: ai, que bom, eu estava com saudade!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário